loader image

O que é a agroindústria e quais são os seus impactos?

Compartilhe:

O que é a agroindústria?

A agroindústria consiste em processos industriais, desenvolvidos entre as décadas de 60 e 70, relacionados com a transformação da matéria prima proveniente da agropecuária. Essa transformação tem intuito de não só melhorar a qualidade desses produtos através do aumento de seu valor nutricional, de sua validade, além da diminuição de sua sazonalidade, agregando valor ao alimento mas também de beneficiar essa matéria para aproveitá-la em outros setores produtivos.

Dentre as áreas que a agroindústria abrange, podemos citar o setor sucroalcooleiro com a produção tanto de açúcar para o ramo alimentício, quanto de álcool para o ramo de combustíveis, bebidas, entre outros. Tem-se, também, o setor de laticínios, no qual a partir do processamento do leite se obtém uma diversidade de produtos, como o queijo, iogurte, manteiga.

Principais impactos

A agroindústria vem gerando grandes impactos em diversos setores desde que o conceito de junção entre agricultura e indústria passou a ser colocado em prática. Essa conexão exigiu, desde o começo, uma maior integração entre os produtores rurais e os grupos internacionais, em conjunto com o Estado como capitalista financeiro. Desde então, ela possui grande parcela na formação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo também um palco de destaques na exportação de alguns produtos e alimentos.

A atividade da agroindústria necessita da utilização de recursos naturais e, portanto, os impactos ao meio ambiente são inevitáveis, principalmente quando se fala na produção em larga escala ou então a superexploração. Sendo assim, podemos trazer alguns exemplos de consequências do uso de insumos, defensivos químicos e utilização de fontes não renováveis:

  • Destruição dos solos;
  • Consumo desenfreado de água;
  • Maior emissão de gases no efeito estufa;
  • Poluição dos lençóis freáticos;
  • Destruição de biomas;
  • Mudanças climáticas;
  • Contaminação de água;
  • Erosão dos solos.

Melhorias

Apesar dos impactos que a agroindústria gera, é possível reduzi-los por meio do planejamento, estudo e emprego de técnicas de conservação para cada ambiente.

Como a principal causa de desperdício de água no agronegócio é proveniente da irrigação, métodos alternativos devem ser cada vez mais considerados, como a irrigação por gotejamento e a programação de irrigação, entretanto as condições da produção e do local devem sempre ser consideradas antes de qualquer implementação.

Com relação à emissão de gases e à utilização de combustíveis fósseis, é interessante a busca pela maximização da eficiência no gasto de energia. Fontes de energia alternativas podem não parecer economicamente atrativas, mas podem recompensar a longo prazo.

Uma forma de lidar com esses impactos ambientais no geral é por meio de uma melhoria industrial mais consciente, que promova processos mais sustentáveis e que inclua análises de risco ambiental, bem como projetos que neutralizem os impactos gerados por cada empresa.

Quer saber mais?

O documentário “Cowspiracy: The Sustainability Secret” (Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade), lançado em 2014 fala sobre os impactos da agroindustria no meio ambiente e na vida das pessoas, um ótimo filme para que quer se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, disponível da Netflix.

Gostaria de implementar melhorias na sua agroindústria? Clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos analistas!

Postagens Recentes

Blog

Produção de sílica a partir de casca de arroz

Neste conteúdo abordaremos: Extração da sílica da casca de arroz O mineral dióxido de silício, conhecido  popularmente como sílica, é um dos compostos mais abundantes

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!