Nesse case de sucesso iremos abordar:
- A ideia apresentada pelo cliente;
- As análises críticas da rota produtiva alternativa proposta pelo cliente;
- A solução completa e personalizada entregue.
O Brasil é um grande produtor de alumínio primário mundial, sendo que, em 2018, foram exportadas cerca de 690 mil toneladas do mesmo. Comercialmente, esse metal é produzido pelas grandes indústrias exclusivamente através da rota eletrolítica Hall-Héroult. Porém, trata-se de um processamento químico que consome muita energia e libera gases tóxicos durante a produção.
Dessa maneira, o empreendedor Cristiano, que pesquisava outras formas de produção do alumínio primário, procurou a Propeq para uma avaliação técnica, com o objetivo de validar uma rota produtiva alternativa, de menor gasto energético e menos poluente. Portanto, o projeto consistiu em uma série de pesquisas e análises críticas sobre os quesitos técnicos do processamento.
Desenvolvimento do Projeto Alumínio
No início do projeto, foi estudado o cenário da produção brasileira e da internacional, com o propósito de entender tecnicamente a rota produtiva do alumínio mais comum no mercado. Da mesma forma, realizou-se essa análise com indústrias que implementaram processos alternativos, para determinar o histórico referente às diferentes rotas.
A Propeq, então, coordenou pesquisas teóricas para aprofundar as reações inorgânicas e a termodinâmica da rota alternativa proposta pelo empreendedor Cristiano. Assim, a partir das pesquisas atualizadas que a Unicamp oferece e a de literaturas exclusivas, foi realizado um estudo minucioso das principais reações químicas envolvidas e de suas particularidades físico-químicas.
Em seguida, as pesquisas foram direcionadas para a produção industrial da rota produtiva alternativa, visando validá-la com embasamentos científicos e teóricos. Assim, através de orientações de professores da universidade, a Propeq realizou análises comparativas em escala industrial entre a ideia do cliente e o processamento convencional da produção do alumínio primário.
A solução proposta
Ao fim do projeto, foi entregue um relatório final, o qual contemplava os estudos aprofundados e as avaliações realizadas sobre os fundamentos técnicos envolvidos na rota produtiva de alumínio proposta pelo cliente.
Assim, a Propeq forneceu a análise técnica para o empreendedor Cristiano, oferecendo a base teórica para que o mesmo pudesse validar a rota alternativa requisitada.
Agora é a sua vez de fazer uma análise técnica de rotas produtivas!
E você, já pensou como pode otimizar sua rota produtiva ou iniciar uma produção alternativa? A Propeq pode te ajudar com o serviço de análise de viabilidade técnica para desenvolver sua ideia e também com a pesquisa de rotas produtivas, para auxiliar no seu novo processo produtivo.
Ficou interessado(a)? Clique no botão abaixo e fale com um especialista!