Neste conteúdo iremos abordar:
- O que é a corrosão
- Como a corrosão afeta os equipamentos
- Prevenção
Antes de falarmos sobre a corrosão em equipamentos, é necessário que se entenda um pouco mais do que é a tão famosa corrosão.
O que é a corrosão?
A corrosão é um processo natural causado pelas reações de oxirredução, que causam uma deterioração do material, que consiste numa deformação da aparência e corrompe o funcionamento de objetos em casos mais avançados. Esse processo também é conhecido popularmente como “enferrujamento”, sendo perceptível em a partir de estágios mais avançados. Sinais como textura rugosa, cor avermelhada e esfarelamento do material indicam que ali está ocorrendo um processo de corrosão.
Então, como a corrosão afeta os equipamentos?
Sabe-se que nas indústrias, a maioria dos equipamentos são constituídos de metais, sendo o aço um dos mais utilizados. O aço é uma liga metálica, de composição química sendo aproximadamente 98% de ferro e 2% de carbono, ou seja, um material cuja composição é extremamente suscetível a processos de oxidação, ou como estamos nos referindo, corrosão.
Nesse contexto, muitos problemas podem ocorrer nas indústrias por conta da corrosão de equipamentos. A produção é afetada uma vez que os produtos podem ser deteriorar ou serem contaminados durante a sua de produção, danificando o produto ou até mesmo o inutilizando. A corrosão também prejudica diretamente as máquinas utilizadas, uma vez que este processo pode danificar superfícies metálicas expostas, ou não, a ação climática e causar perda de propriedades importantes, como condutividade elétrica, capacidade de transferir calor, entre outras.
Outro grande problema que pode ser causado pela corrosão é a deterioração dos metais, gerando grandes vazamentos e afetando diretamente a escala de produção. No caso de tanques, por exemplo, pode haver vazamento de produtos por conta da corrosão do material do tanque, gerando não só perdas econômicas mas também, riscos à saúde dos funcionários e à segurança do local a depender do produto vazado.
Então, como prevenir a corrosão?
A fim de minimizar os potenciais problemas causados pela corrosão nos equipamentos industriais, existem diferentes métodos de controle à corrosão. Alguns deles são o controle no estágio do projeto, a análise aprofundada do metal e suas propriedades, bem como suas influências eletroquímicas e no meio, e a utilização de revestimentos metálicos.
O principal deles é o uso de revestimentos metálicos. Este método baseia-se em materiais chamados de metais de sacrifício. Basicamente, buscando evitar que haja corrosão de algum equipamento, uma camada metálica reveste-o e protege o equipamento, evitando que haja a corrosão deste. Com isso, podemos reduzir a corrosão no maquinário, uma vez que a película protetora oxida-se, e não o metal do equipamento propriamente dito.
Como a Propeq pode te ajudar?
Gostou de entender os problemas da corrosão nos equipamentos? Tem algum problema de corrosão? Gostaria de realizar um plano de proteção à corrosão? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!