loader image

Case EcoBio 2.0: Aliando inovação a bem estar

Nesse case de sucesso iremos abordar:

  • A ideia da cliente de um produto inovador;
  • O desenvolvimento do projeto completo com expertise de Biologia;
  • A solução entregue.

Após a finalização do Projeto EcoBio, Adriana procurou novamente a Propeq com a ideia de um novo produto.  Médica e empreendedora, Adriana buscava desenvolver um lenço umedecido capaz de manter equilibrado o pH de regiões íntimas do corpo.

Essa ideia surgiu devido à grande problemática de doenças como a candidíase que ocorre devido a alterações do pH. Esse problema, segundo o presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) afeta  75% das mulheres, dentre as quais 5% apresentam a condição todos os anos. 

Assim, o projeto consistiu em pesquisar as opções para desenvolvimento do produto e analisar a viabilidade técnica para o mesmo.

A ideia do lenço umedecido

Com o objetivo de oferecer um projeto mais completo e personalizado para que a Adriana pudesse de fato desenvolver seu produto, foi proposto uma atuação em conjunto com a Alphabio, Consultoria e Projetos em Ciências Biológicas da Unicamp. Dessa forma, o projeto foi dividido entre os escopos e as áreas de conhecimento das duas consultorias, como indicado na tabela a seguir: 

Imagem ilustrativa mostrando os escopos das pesquisas de cada empresa júnior envolvida no projeto.

Desenvolvimento do projeto

Nesse sentido, a parte do projeto realizado pela Propeq foi dividida internamente nas seguintes etapas: 

Legislação

Para que um produto seja comercializado é necessário que atenda uma série de normas regulamentadas pela ANVISA. Essas normas dependem da classificação do produto e setor de atuação, como por exemplo medicamento ou cosmético. 

Primeiramente, verificou-se qual seria a classificação do lenço segunda a ANVISA e detalhou-se os documentos necessários para legalizá-lo. Nessa etapa, também foi pesquisado a respeito do descarte adequado do tecido para que não seja prejudicial ao meio ambiente, uma grande preocupação de Adriana. 

Aditivos e calmantes

Como a sensibilidade da pele varia de pessoa para pessoa é importante garantir que o novo produto não causará nenhuma irritação. Dessa forma, foram pesquisados aditivos com efeito calmante, estudando a composição química, características físico-químicas, poder anti-inflamatório e antioxidante e possível interação com as leveduras do lenço. 

Os aditivos estudados foram naturais, como verbena e erva cidreira por exemplo. Em seguida, para os aditivos selecionados foram levantadas vantagens e desvantagens de cada um para possibilitar a comparação e combinação entre eles. Dessa forma, a cliente pode escolher quais aditivos deseja aplicar em seu produto e até selecionar diferentes linhas para cada tipo de ação calmante. 

Adesão ao tecido do lenço e cotação

Uma boa adesão ao tecido é fundamental para eficiência do produto final. As pesquisas da Alphabio indicaram a levedura mais adequada para o lenço, devido a sua ação contra a Candida. Além disso, a técnica sugerida como mais propícia à fixação da levedura ao tecido foi de imobilização celular pelo método de adesão em suportes sólidos.

Assim, a Propeq aprofundou a pesquisa sobre a imobilização celular, em relação aos procedimentos para tal técnica e analisando a viabilidade de sua aplicação por meio de artigos. Finalmente, foi feita a cotação da levedura estudada pela Alphabio em diferentes empresas.

A solução entregue

Durante as etapas do projeto a Propeq teve um contato próximo com Adriana, através de realização de reuniões de atualização e alinhamento a respeito do andamento da solução. Assim, foi possível averiguar periodicamente se os resultados eram coerentes com a ideia original e esclarecer próximos passos. Além disso, o contato entre a Propeq e a Alphabio foi fundamental para alinhar as pesquisas.

Dessa forma, entregamos um estudo de 6 aditivos selecionados comparando-os quanto a suas características; a cotação das leveduras e as legislações sem as quais o produto não poderia entrar no mercado. Os relatórios entregues continham as informações necessárias para que a cliente pudesse seguir para o próximo passo com a criação de seu produto. 

Etapa adicional: viabilidade do emprego de lactobacilos no lenço

Durante a execução do projeto, Adriana manifestou interesse em analisar a possibilidade de uso de lactobacilos em tecidos. Dessa forma, obteria propriedades benéficas à saúde e poderia desenvolver duas linhas de produtos, uma com leveduras e outra com lactobacilos. 

Assim, para atender a vontade da cliente, a Propeq e a Alphabio realizaram pesquisas adicionais em relação aos lactobacilos no mesmo formato descrito anteriormente: escolha da linhagem e posterior cotação. Assim, foram feitos relatórios anexos com as informações para fornecer uma solução completa atendendo as expectativas da cliente.

Imagem com as quatro etapas do projeto do lenço umedecido: legislação, aditivos e calmantes, cotação das leveduras e etapa adicional.

Desenvolva sua ideia com a Propeq!

Você também tem uma ideia de um produto? Quer atestar a sua viabilidade técnica? A Propeq oferece serviços de Briefing de produtos e Análise de viabilidade técnica em que traçamos opções embasadas por artigos acerca da composição do produto para eficácia desejada. Clique no botão abaixo para falar com um especialista sobre como podemos ajudar você a tirar sua ideia do papel!

Cases Recentes

Case de Sucesso

Case Velas Veganas

Nesse conteúdo abordaremos:  Motivações do cliente para a produção de velas veganas Uma psicóloga e aroma-terapeuta a partir da percepção da necessidade de seus pacientes decide

Cases

Case Lactato de Etila

Neste conteúdo abordaremos: Qual o objetivo do projeto? Uma empresa procurou a Propeq com o objetivo de inovar o seu portfólio, por meio da produção

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!