loader image

Conheça 3 tendências no mercado de reciclagem de PET!

Compartilhe:

Nesse conteúdo abordaremos:

  • Cenário brasileiro da reciclagem de PET;
  • Tendências no mercado;
  • Conclusão.

Cenário Brasileiro da reciclagem de PET

Antes de conhecer as principais tendências no mercado de reciclagem de PET, deve-se compreender a situação que ele se encontra. Então, primeiramente é relevante considerar a importância do PET, visto que a industrialização construiu uma confiança no uso desse plástico. Isso se dá pois o PET apresenta múltiplas vantagens diante de outros tipos de plásticos, como ser um polímero inerte e ser facilmente moldado, o que o torna mais reciclável.

Conforme o 11º Censo da Reciclagem de PET no Brasil, o país reciclou 55% das embalagens de PET descartadas pela população em 2019. Tal volume é 12% acima do registrado em 2018. Dessa forma, percebe-se o quanto a reciclagem de PET tem aumentado significativamente. Portanto, tal aumento promove certas tendências nesse mercado.

3 tendências no mercado de reciclagem de PET

Valor do PET

Uma tendência presente no mercado da reciclagem de PET relaciona-se ao preço do próprio PET, mais precisamente da nafta, visto que atualmente o valor da nafta tende a ser mais competitivo no mercado. Entretanto, ser empresário neste setor não é uma tarefa fácil, pois o valor do PET depende de diversos fatores que são instáveis, como o valor do barril do petróleo, a cotação do  dólar, as condições políticas dos países produtores de petróleo, entre outros.

Dessa forma, ao analisar a situação do setor petrolífero, percebe-se uma queda no valor dos barris de petróleo, principalmente durante a Pandemia de COVID-19 que houve uma queda de cerca de 70%. Consequentemente, houve também uma queda no valor da nafta, dado que a nafta é um produto extraído do petróleo e matéria-prima fundamental para produção de plásticos. Por esse contexto, o valor desse produto ficou mais competitivo no mercado internacional, logo o do PET também. 

Além disso, o contexto da Pandemia também aqueceu o mercado de plástico, em decorrência da maior procura por materiais descartáveis e embalagens, produtos de higiene e limpeza, além de materiais hospitalares. Nesse exato contexto, um cliente da Propeq relatou de fato tal procura por plásticos, ele sempre comentava que enquanto a maioria das empresas estava paralisada  ele estava com muitos pedidos, no caso dele era o acrílico porém o PET segue o mesmo preceito.

Nesse sentido, o valor do PET competitivo no mercado ressalta a tendência da reciclagem de PET, visto o  aumento do volume deste produto.

Sustentabilidade

Outra tendência que a reciclagem do PET está trazendo para o mercado é a de sustentabilidade. O PET é um dos polímeros mais utilizados, em virtude de uma série de características vantajosas, como resistência mecânica e química. No entanto, como ele é utilizado, na maioria das vezes, em produtos com tempo de vida útil curto, como embalagens de alimento, há um grande acúmulo de lixo. Esse lixo de PET demora cerca de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente, o que gera poluição de solos, rios, mares e prejudica todo ecossistema do planeta.

Sendo assim, a reciclagem consegue dar um destino para o lixo que seria acumulado no meio ambiente, reinserindo o mesmo na produção. Além disso, ela evita o uso do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável e poluente. Dessa forma, ao começar o uso da reciclagem e a difusão dessas ideias, o viés de sustentabilidade de muitas empresas começou a crescer. Um grande exemplo é o Grupo Boticário. Em 2006, a empresa criou o projeto Boti Recicla, com o intuito de recolher embalagens vazias de produtos e enviar para cooperativas, onde elas são recicladas e reutilizadas. Além disso, em 2020, O Boticário passou a utilizar plásticos reciclados na estrutura das próprias lojas.

Dessa forma, observa-se que reciclagem e sustentabilidade estão intimamente ligadas e, portanto, quanto mais o mercado de reciclagem crescer, mais haverá uma preocupação com o nosso planeta.

Ampla aplicação do PET

Além de reduzir o uso do petróleo e aumentar o viés de sustentabilidade, a reciclagem do PET tem aumentado ainda mais a aplicação desse polímero. Mediante o uso da reciclagem, há uma redução de energia do processo e de matéria-prima, o que faz com que o preço do PET reduza e sua aplicação aumente ainda mais. 

Como citado anteriormente, O Boticário chegou até mesmo a utilizar plástico reciclado para a estrutura de suas lojas. Outro exemplo que se pode citar é o da Nestlé. A empresa comprometeu-se, até setembro, a colocar em todos os pontos de venda garrafas de iogurte feitas a partir de PET reciclado.  Outro destaque a ser mencionado é a Digitale Têxtil, que elaborou a Linha ECO, a qual trabalha com tecidos fabricados a partir de fibras recicladas de PET.

Dessa forma, percebe-se que o mercado de PET está crescendo e entrando em novos nichos, sendo que a reciclagem só irá alavancá-lo ainda mais.

Imagem com fundo azul demonstrando as 3 principais tendências do mercado de reciclagem de PET. Além disso, tem o logo da Propeq no canto inferior esquerdo.

Conclusão

Nesse conteúdo, percebe-se que a reciclagem de PET está em crescimento devido a três principais pontos. Primeiramente, o preço do PET no mercado é mais barato, por essa e outras razões é muito consumido. Sendo assim, a reciclagem de PET está em alta. Ademais, outra razão pela alta da reciclagem é a busca pela sustentabilidade por parte da indústria. Além desses fatores, tem também a ampla aplicação do PET reciclado que favorece positivamente esse mercado. Portanto, a tendência do mercado de PET é cada vez melhor.

Quer saber mais sobre o assunto? Assine nossa Newsletter!

Como a Propeq pode te ajudar?

Nesse conteúdo discutiu-se sobre as principais tendências do mercado da reciclagem de PET. Então, você ficou interessado nessas tendências e gostaria de aplicá-las na sua empresa? Ou você ainda não realiza reciclagem de PET na sua empresa e deseja começar? Ou, até mesmo, encontra dificuldade em lidar com os resíduos da sua indústria? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química, está aqui para te ajudar! Clique no botão abaixo e entre em contato imediatamente com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Produção de baterias para veículos

Neste conteúdo abordaremos: Indústria dos veículos elétricos Com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, a indústria dos veículos elétricos

Blog

Produção de sílica a partir de casca de arroz

Neste conteúdo abordaremos: Extração da sílica da casca de arroz O mineral dióxido de silício, conhecido  popularmente como sílica, é um dos compostos mais abundantes

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!