loader image

Viabilidade econômica do seu negócio: como analisá-la?

Compartilhe:

Aqui você aprenderá a analisar se seu negócio possui viabilidade econômica e esclarecerá alguns parâmetros importantes para uma análise completa.

Neste conteúdo abordaremos:

  • Importância da AVE para se obter uma autonomia financeira;
  • O que é a AVE oferecida pela Propeq?;
  • Como a Propeq pode te ajudar a validar seu projeto;
  • Quais negócios podem se beneficiar da AVE.

Quer ler este artigo, mas está sem tempo agora? Baixe o conteúdo clicando no botão abaixo!

Você sabe se seu projeto possui viabilidade econômica?

Você sabe o que é a viabilidade econômica do seu negócio? Imagine você, naqueles dias em que o coração não consegue se conter no peito de tão acelerado. Por que ele está assim? Finalmente você conseguiu reunir seus investidores para apresentar sua nova ideia inovadora! Aquela que renovará seu portfólio, trará novos clientes e, finalmente, fará com que sua empresa contorne as crises. Mas como convencê-los de que sua ideia realmente vale a pena?

A resposta para essa pergunta é simples: Análise de Viabilidade Econômica (AVE). Por este motivo, ao longo deste conteúdo, veremos com mais detalhes do que se trata esta análise, como quantificá-la e como aplicá-la em seu negócio para se obter a segurança necessária para investir.

A autonomia financeira é um dos maiores – se não o maior – objetivo ao se implementar ou mesmo dar continuidade a um processo (seja ele qual for). Para tanto, é pertinente analisar alguns parâmetros para saber se sua ideia possui viabilidade econômica. Dentre eles podemos citar o Payback-time, a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL).

A linguagem utilizada e a quantidade de conceitos envolvidos tornam o entendimento bastante complexo para quem não está acostumado. Por isso, o maior objetivo deste texto é tornar estes conceitos mais claros e a leitura desses dados mais acessível. Detalharemos alguns dos pontos mais relevantes à seguir:

Payback-time:

O payback-time nada mais é do que o tempo necessário para você “sair do vermelho”. Ou seja, começar a ter lucro a partir do início do negócio. No exemplo abaixo, nota-se que o Payback-time está entre dois e três anos de operação.

Gráfico de valores esperados em função do tempo.
Exemplo de gráfico de análise de Payback-time.

TIR

Resumidamente, o TIR é a taxa necessária para zerar o VPL. Este parâmetro geralmente é proposto em forma de porcentagem e deve ser analisado como “a taxa que mostra se é viável você dar continuidade à sua ideia”. Isso ocorre pois a TIR salienta o quão interessante seu negócio pode vir a ser ao longo dos anos.

Vale ressaltar que este valor sempre é comparado à Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Observa-se que uma sigla nova foi proposta aqui. Mas não se assuste, basta interpretar a TMA como “o quanto você iria lucrar se decidisse investir em outro lugar”. 

Imagine que você tem uma maleta de dinheiro e não tem ideia do que fazer com aquilo. Então, notando sua indecisão, um bancário chega até você e tenta te convencer a investir em um conjunto de aplicações que renderia 10% ao ano (esta é a TMA). Porém você é muito mais inteligente que o banco e logo consulta a Propeq para analisar o rendimento de um processo produtivo que sempre foi seu grande sonho: a produção de cachaça.

Após os cálculos necessários, nós te apresentamos um rendimento de 30% ao ano (esta é a TIR). Deste modo, você tem a garantia de que não estará perdendo a chance de lucrar mais em outro lugar que não seja com sua ideia inovadora! 

Vale ressaltar que estes cálculos envolvem mais incontáveis “siglas” (Capex, Opex, LAJIDA, LAJI, LAI…), as quais, infelizmente, não cabem neste texto.

VPL

O valor presente líquido, em linhas gerais, é o lucro estimado em um período de tempo ao se trazer estes valores para o presente. De uma maneira simplificada, é a somatória das receitas menos as somatórias das despesas ao longo dos anos. Para isso, vale lembrar que consideram-se as taxas de juros que corrigem o valor do dinheiro em função do tempo.

Ressalta-se que apenas com este tipo de dados em mãos é que o investimento é assegurado. Isso quer dizer que a autonomia financeira almejada depende destes fatores e de uma análise crítica sobre o que tais números significam, o que não é uma tarefa muito simples.

Como é o serviço de AVE da Propeq?

Uma AVE completa não se trata apenas de cálculos. Na Propeq prezamos pelo entendimento do cliente acerca daquilo que está sendo proposto sobre a viabilidade econômica de seu negócio. Destacamos que pensamos nas entregas como “ferramentas”. O cliente tem total liberdade e é engajado a manuseá-las segundo sua vontade.

Vale destacar que a análise-base é feita em detrimento de cálculos e estimativas efetuadas após um estudo detalhado do processo. Geralmente o serviço da AVE é efetuado em conjunto de outros, tais como a análise de viabilidade técnica e, em projetos mais completos, com um projeto conceitual em engenharia e/ou estudo de rotas produtivas.

Deste modo, fornecemos ao cliente uma consultoria geral para a validação de sua ideia inovadora. Com isso, você baseará sua decisão em números e garantirá uma criticidade maior sobre a grande quantidade de variáveis que permeiam o mantimento do processo produtivo.

O que geralmente é entregue ao cliente?

Levando em conta que um dos nossos diferenciais é a personalização, as entregas podem variar muito de cliente para cliente. Separamos abaixo algumas das possíveis entregas que podem ser alinhadas:

  • Planilha automatizada e interativa;
  • Guia de como utilizar a planilha;
  • Relatório técnico explicando mais detalhadamente todos os parâmetros, cálculos, hipóteses e considerações gerais envolvidas.

Cabe destacar que a planilha pode ser composta por várias abas. O conteúdo das abas busca evidenciar os principais pontos de determinado projeto. Dentre tais abas, as que mais se destacam são a de Fluxo de Caixa (cujo exemplo está presente abaixo), cálculos de custos operacionais recorrentes (Opex) e capital inicial necessário para investimento (Capex).

Fluxo de caixa 10 anos.

Ademais, balanços mássicos, balanços energéticos e diagramações (BFD) também podem estar presentes nesta mesma planilha. Deste modo, almeja-se integrar todas as abas de modo a se obter uma visão unificada sobre o processo como um todo e garantir uma análise completa sobre a viabilidade econômica de seu negócio.

Quais processos podem se beneficiar da análise de viabilidade econômica?

Nota-se que uma análise em termos de parâmetros econômicos é trivial para uma garantia de sucesso para seu processo seja ele qual for. Desde processos robustos até os mais simples, todos envolvem estudos de fluxo de caixa e podem se beneficiar de uma AVE.

Vale destacar que é desejável fazer este estudo antes da implementação de qualquer projeto, seja ele um começando “do zero” ou não. Qualquer inovação dentro do seu negócio que requer uma maior segurança no investimento é passível de ser analisada. Contudo, sabe-se que esta não é a realidade de muitas empresas e empreendedores independentes, por este motivo não é recomendável que se perca tempo em manter seu processo “às escuras”.

À título de curiosidade, em 2021 a Propeq fez projetos de AVE que envolveram realidades completamente diferentes. Uma delas tratou de um cliente cuja relação com a engenharia química tende à zero: um açougue! Entendendo suas dificuldades financeiras, o empreendedor resolveu investir no beneficiamento do sebo bovino como complementação às suas atividades. Neste ramo viu uma grande oportunidade e contou com nossos serviços para auxiliá-lo.

Já a outra, um caso mais clássico, permeou uma análise de viabilidade econômica sobre uma linha de reciclagem de PET. Nesse projeto efetuaram-se estudos sobre rotas produtivas e pesquisas de mercado, salientando ainda mais sua personalização e completude. 

É importante ressaltar, também, que a análise da viabilidade econômica do seu negócio fornecida pela Propeq possui uma visão pautada em balanços, tão estudados dentro da engenharia química. Deste modo, reitera-se que alguns parâmetros mais específicos a respeito dos regimes de tributação ainda são de responsabilidade de um contador independente.

Como a Propeq pode te ajudar?

Achou interessante e gostaria de saber como a Propeq, empresa júnior de Engenharia Química da Unicamp, pode te ajudar? Clique abaixo e converse com um de nossos analistas!

Postagens Recentes

Blog

Produção de baterias para veículos

Neste conteúdo abordaremos: Indústria dos veículos elétricos Com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, a indústria dos veículos elétricos

Blog

Produção de sílica a partir de casca de arroz

Neste conteúdo abordaremos: Extração da sílica da casca de arroz O mineral dióxido de silício, conhecido  popularmente como sílica, é um dos compostos mais abundantes

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!