loader image

Como inovar em seu processo para desenvolver produtos no contexto do coronavírus?

Compartilhe:

Nesse conteúdo, você encontrará as respostas para esses questionamentos a respeito de como inovar em produtos, tão recorrentes no cenário atual:

  • Quais são as necessidades que vêm surgindo no mercado?
  • Diante dessas necessidades, qual a melhor saída para a crise?
  • De que forma as empresas estão buscando novas alternativas?
  • Como colocar em prática uma nova produção?
  • Como saber se vale a pena?

Quais são as necessidades que vêm surgindo no mercado?

Um estudo realizado pela MindMiners comprovou que, com a pandemia, o consumo brasileiro por produtos de limpeza e higiene teve forte avanço. Isso quer dizer que uma ótima forma de auxiliar na contenção da pandemia e evitar que sua produção fique estagnada por conta de uma queda nas vendas é investir em uma nova  produção de produtos com alta demanda.  

De forma mais concreta, mais da metade das exigências do mercado nesse período estão focadas em produtos de higiene pessoal (30%) e em produtos de limpeza (21%). Além disso, a venda de medicamentos também está em ascensão. Produtos como o álcool gel estão como os mais vendidos em meio à crise, com um aumento de mais de 80% só no mês Março. 

Na imagem abaixo, você encontra opções de novos produtos, de forma mais assertiva, a partir da inovação da sua produção.

Diante dessas necessidades, qual a melhor saída para a crise?

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, somente em Março deste ano mais de 30% das empresas brasileiras perceberam o impacto da pandemia do Covid-19. O ramo mais atingido foi a indústria, em que cerca de 43% das atividades foram afetadas. 

Para diminuir o forte impacto econômico do vírus, a melhor saída para sua a empresa é ir além do que você está acostumado a produzir. Por exemplo, investindo em inovação e na produção de novos insumos e suprir, assim, as novas necessidades que surgiram com a crise. A inovação consiste na mudança da sua antiga produção de forma que seja possível realizar um avanço em relação a sua produtividade, evitando que o seu processo fique parado.

De que forma as empresas estão inovando?

Com parte do crescimento retraído e com a alta demanda de alguns produtos, a alternativa para muitas indústrias foi se adaptar ao ambiente de crise. Como exemplo disso, a GM Motors cedeu a sua ala responsável pela manutenção nas fábricas para realizar a manutenção de respiradores mecânicos,

Algumas empresas de bens de consumo, como de calçados e bolsas, também  focaram na fabricação de EPIs necessários para os profissionais de saúde nesse cenário, como máscaras, jalecos e calçados. A AMBEV e a Natura também conseguiram continuar suas atividades ao adaptarem rapidamente a produção para focar na fabricação de álcool gel.

Assim como essas empresas obtiveram sucesso, você também pode fazer parte do combate ao coronavírus e evitar que as perdas sejam grandes. Para superar a crise da maneira mais inteligente, continue empreendendo!

Como colocar em prática a produção de novos produtos?

O primeiro passo para começar um novo processo é analisar como é a sua produção atual e no que você deve modificá-la para isso.  Dependendo de quais equipamentos são utilizados na sua empresa, é possível utilizar pelo menos parte do seu próprio maquinário nesse processo de adaptação, diminuindo o orçamento inicial necessário para começar uma nova produção. 

Vale lembrar que o governo vem proporcionando auxílio para que as empresas comecem a produzir as tendências atuais. Assim, incentiva que elas exerçam um papel essencial para o combate à doença, além de movimentar a economia brasileira. Um exemplo desse auxílio é a isenção da necessidade de autorização da Anvisa para a comercialização do álcool gel, já que é um dos produtos com maior demanda no momento.

Além disso, produtos de limpeza e de higiene geralmente apresentam uma linha de produção semelhante. Isso quer dizer que seu processo não precisa focar somente em um tipo de produto, mas sim em dois ou mais, o que, além de solucionar a falta desses insumos no mercado, auxilia sua empresa a sair à frente no mercado.

Para começar a inovação , você precisa saber quais insumos são necessários, quais são as condições ideais da rota produtiva (temperatura, pressão, pH, entre outros), como escolher a melhor rota produtiva, dentre outros fatores que a Propeq pode te auxiliar tanto nas pesquisas, quanto na sugestão de escolha através de uma consultoria em Briefing de Processos.

Como saber se vale a pena?

Além disso, para realizar esse novo processo, é preciso analisar o que pode ser reutilizado da produção antiga, o que é necessário comprar, qual o investimento para se dar início à produção, qual será o retorno financeiro e se o que quer ser aplicado é aplicável diante do cenário da sua empresa. Isso tudo é feito através de uma análise de viabilidade econômica. Para mais informações a respeito desses serviços, entre em contato com um de nossos consultores!

Por fim, preencha o forms abaixo e obtenha o nosso e-book gratuito para mais informações exclusivas sobre como e o porquê de empreender na crise!

Postagens Recentes

Blog

Produção de baterias para veículos

Neste conteúdo abordaremos: Indústria dos veículos elétricos Com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, a indústria dos veículos elétricos

Blog

Produção de sílica a partir de casca de arroz

Neste conteúdo abordaremos: Extração da sílica da casca de arroz O mineral dióxido de silício, conhecido  popularmente como sílica, é um dos compostos mais abundantes

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!