loader image

Como empreender durante a crise?

Compartilhe:

Entendendo o porquê de empreender e sabendo a importância de se adaptar e de enxergar oportunidades no contexto atual, é preciso estudar como empreender durante a crise gerada pelo COVID-19. Neste conteúdo, você encontrará:

  • Principais passos de como pensar em inovações;
  • Como contornar problemas de limitação de produção e de pessoas;
  • Como lidar com a redução da importação de insumos para a sua indústria;
  • Em que pensar na hora de aumentar a produção ou criar um novo produto.

Para que o seu produto ou o seu processo produtivo seja de fato inovador dentro desse contexto e para que a sua solução gere o nível de impacto desejado, é necessário, primeiramente, avaliar as dores e os ganhos do mercado que quer atingir.

Depois de definidos, você deverá elencá-los de acordo com o grau de importância no nível atual. Os ganhos que você elencou são de fato essenciais ou estão em um nível secundário? As dores que você está solucionando são realmente críticas ou podem ser facilmente contornadas.

Uma vez elencados as dores e os ganhos, é necessário pensar na Proposta de Valor do seu produto ou processo. Ou seja, criar a relação de como a sua inovação resolve o problema que você elencou como crítico. Se a relação fizer sentido, já é possível inovar com maiores chances de sucesso!

Em resumo, o passo a passo para inovar é:

  1. Identificar o problema
  2. Analisar o problema
  3. Identificar a causa raiz
  4. Implementar a solução, sendo ágil e certeiro

Agora que você entende onde atuar e sabe o valor que a sua inovação tem no contexto nacional atual, apresentamos a seguir alguns questionamentos. Estes são comuns na hora de empreender durante a crise, seja durante o briefing de um novo produto, ou na adaptação de um processo produtivo para sanar novas dores de mercado.

Como aproveitar o tempo em que a produção está parada e/ ou que o número de funcionários operando está menor, reduzindo prejuízos futuros?

No contexto atual, devido ao fator de redução de recursos humanos ou até pela diminuição da demanda no mercado dos produtos produzidos, muitas empresas limitaram a produção ou até a paralisaram. Para a empresa, esse prejuízo tende a ser danoso. Portanto, como seria possível usar desse contexto para realizar mudanças e melhorias no processo, evitando maiores prejuízos no futuro? 

Várias mudanças e melhorias em um processo produtivo requerem sua paralisação e, como mencionado, sempre que o processo para de produzir, são geradas perdas financeiras. Por isso, é possível usar esse contexto em que as produções já estão paradas para realizar essas mudanças e melhorias no processo, evitando que novas paralisações sejam necessárias no futuro.

Melhorias estas, como manutenções e limpezas preventivas nos equipamentos e procura de pontos de gargalo no processo, que reduzem a sua produtividade. Isso porque voltar do isolamento social, em meio a uma consequente crise econômica, com um processo mais otimizado, pode ser essencial para sua empresa se manter de forma saudável no mercado.

Para otimizar o processo, pode-se, por exemplo:

  • repensar a inteligência da estrutura da produção,
  • mapear e  resolver possíveis riscos associados ao processo,
  • implementar integração energética aproveitando resíduos do processo,
  • mapear e melhorar pontos de perda de massa e de energia num processo, entre outros.

Como contornar as dificuldades de importação de insumos que utilizo no meu processo?

Considerando o isolamento social e a crise financeira, sua empresa pode estar enfrentando problemas para importar ou comprar os reagentes que costuma utilizar, o que tende a piorar com a crise financeira que seguirá pelos próximos meses. Encontrar fornecedores nacionais dessas matérias primas pode ser uma forma de contornar essa dificuldade e de apoiar a economia do nosso país. 

Outra opção seria produzir, no seu próprio processo, os reagentes que utiliza! Desenvolver um novo processo produtivo que torne sua empresa autossuficiente, além de ser muito positivo no contexto atual, a longo prazo, pode reduzir os custos de sua produção e gerar um novo produto a ser vendido. É uma ótima maneira de empreender durante a crise atual!

Como aumentar a produção ou começar a produzir um produto que está em alta no contexto atual?

Se sua empresa já produz algum produto que esteja em alta no mercado atual, como alimentos ou medicamentos, talvez esse seja o momento de realizar um scale up. Scale up é o exercício de aumentar a escala de um processo produtivo e, para isso, deve-se considerar diversos fatores.

Os processos produtivos não seguem uma regra de três direta, ou seja, não é possível dobrar a produção apenas dobrando o tamanho da planta, por exemplo. É necessário estudar as reações que ocorrem, o escoamento e agitação dos fluidos, os equipamentos necessários, entre outros. Esse aumento da produção, a longo prazo, continuará sendo positivo para sua empresa, pois ela terá criado um espaço no mercado.

Se sua empresa ainda não produz esse tipo de produto e deseja começar, o que pode ser feito? Dependendo do processo produtivo realizado na empresa, é possível adaptá-lo para produzir novos produtos. Mas isso nem sempre é possível e talvez seja necessário iniciar um novo processo produtivo.

De qualquer forma, utilizar a oportunidade que a demanda do mercado traz para inovar, pode ser decisivo para sua empresa ter menos prejuízos durante a crise. 

Como posso inovar no contexto atual, garantindo sucesso no mercado após o isolamento social?

Tirar uma ideia do papel, iniciando um novo processo produtivo ou rota para um novo produto, pode ser a forma mais assertiva de inovar. No contexto de crise, isso pode trazer uma grande vantagem para sua empresa se posicionar no mercado.

Novos produtos se tornam ponto de destaque e atraem novos consumidores, ampliando a atuação da sua empresa no mercado e aumentando a competitividade do mercado nacional.

Aqui, apresentamos algumas dicas sobre como empreender durante a crise, para que você e a sua empresa comecem a pensar nas inovações. Para isso, recomendamos a leitura destes conteúdos, que abordam o Briefing de um novo produto e os passos principais para se iniciar um processo

Quer entender melhor sobre como sua empresa pode contornar problemas produtivos, otimizar processos ou até desenvolver novas rotas de produção durante a crise? Entre em contato com a Propeq e tire sua ideia do papel!

Aqui, apresentamos algumas dicas sobre como empreender durante a crise, para que você e a sua empresa comecem a pensar nas inovações. Para isso, recomendamos a leitura destes conteúdos, que abordam o Briefing de um novo produto e os passos principais para se iniciar um processo

Quer entender melhor sobre como sua empresa pode contornar problemas produtivos, otimizar processos ou até desenvolver novas rotas de produção durante a crise? Entre em contato com a Propeq e tire sua ideia do papel!

Além disso, preencha o forms abaixo e obtenha o nosso e-book gratuito para mais informações exclusivas sobre como e o porquê de empreender na crise!



No contexto atual, é preciso lembrar que você não está sozinho(a). Para implementar as mudanças desejadas, é possível que seja necessário um auxílio técnico. A Propeq, como consultoria júnior de Engenharia Química, se dispõe a prestar todo o apoio para o estudo da viabilidade da aplicação, tanto no campo teórico como na avaliação técnico-econômica.

Postagens Recentes

Blog

Como produzir hidrogênio musgo

Neste conteúdo abordaremos: Palavras chave: Hidrogênio, biomassa, sustentabilidade O Hidrogênio musgo Considerado mais limpo e com menos emissões, o hidrogênio produzido por biomassa contempla um

Blog

Combustíveis derivados de resíduos

Novas matrizes energéticas estão em cada vez mais evidencia. Saiba alguns desses novos tipos de combustíveis e conheça os derivados de resíduos. Neste conteúdo abordaremos:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!