loader image

Por que empreender durante a crise?

Compartilhe:

Neste conteúdo você poderá entender:

  • A importância do pensamento empreendedor em cenários de pessimismo;
  • O impacto da pandemia atual nas empresas e no mercado;
  • Como enxergar na crise oportunidades de investir em seu produto ou aprimorar a produção da sua empresa.

Atualmente, o mundo vive um cenário de crise devido à pandemia de Covid-19. Esta, com as medidas de quarentena, trouxe impacto profundo para a sociedade brasileira, e, consequentemente, para a economia. Negócios estão fechando, há a queda da circulação de renda e os padrões de consumo da população mudaram.

Neste contexto, pesquisas mostram que cerca de 40% das pequenas e médias empresas pararam. Além disso, segundo projeções da MB Associados, estima-se que a atividade econômica recue 0,3%  no primeiro trimestre de 2020 em comparação aos últimos três meses do ano passado, enquanto é esperado que no segundo trimestre o tombo seja de 6,5%. 

Cenário de empresas e da economia em meio à crise gerada pela pandemia de Covid-19

Portanto, o cenário não parece promissor para a economia brasileira. Em meio a esses obstáculos, o imobilismo, até que a pandemia seja amenizada, é visto por muitos como inevitável, já que são muitos fatores de incerteza e pessimismo. Qual é, então, a relevância do pensamento empreendedor durante a crise? Como manter a produção da minha empresa ativa?

Por fim, por que inovar em meu negócio nesse contexto? 

O que é ser empreendedor e por que isso é essencial para a sobrevivência na crise?

O empreendedor é aquele que sai de sua zona de conforto e consegue se organizar e se desenvolver mesmo em meio às dificuldades. Para isso, ele contraria o senso comum e enxerga além da crise, criando oportunidades de contorná-la por meio de novidades e melhorias em seu negócio, não somente necessárias para sua sobrevivência, mas também que tragam impacto positivo para o mercado. 

Nesse sentido, o pensamento empreendedor pode se transformar em empresas de sucesso ou produtos inovadores. Pode, também, gerar o desenvolvimento de novos processos produtivos de grande potencial na indústria, ou impulsionar o aprimoramento de processos já existentes de modo a aumentar a lucratividade e autonomia da empresa.

No cenário atual da pandemia, o empreendedorismo torna-se ainda mais essencial não só como forma de garantir o sucesso dos negócios, movimentando a economia como em outros períodos de crise, mas também como um meio de impactar positivamente a sociedade. As empresas precisam cada vez mais se reinventar e buscar alternativas para seus processos, de modo a  beneficiar o país como um todo. Algumas já estão trazendo mudanças, como a Ambev, a qual se voltou para a produção de álcool em gel, distribuído em hospitais da rede pública. Assim, o potencial de atuação das pequenas, médias e grandes indústrias químicas nesse período é muito amplo.

Qual será então sua atitude empreendedora que catalise a mudança para você e para o meio em que vive?

A importância do pensamento a longo prazo durante à crise

Em meio a tantas empresas fechando e diminuindo seu faturamento, fica clara a importância de organizar sua indústria durante a crise. Saber focar em aspectos essenciais à sua sobrevivência, diminuir custos e entender como realizar melhorias no processo que farão diferença a longo prazo, são pontos necessários para que sua empresa sofra o menos possível com a crise e saia dela à frente do mercado. Isso abrange desde um possível aumento ou redução da produção, melhora da eficiência de um processo e até a implementação de um novo que substitua a compra de matérias-primas, por exemplo.

Tais ideias são importantes para garantir o lucro da empresa, possibilitando sua manutenção nesse cenário pessimista. Porém, elas não envolvem somente um planejamento imediato para a crise, mas sim uma antecipação de problemas e mudanças que podem ocorrer ao fim da pandemia no mercado brasileiro e que afetem seu negócio.

Atendendo demandas em um mercado modificado

É fato que a pandemia e a quarentena afetaram o funcionamento do mercado brasileiro. Os hábitos de consumo mudaram, o que inclui não somente produtos buscados pelo consumidor, mas também a forma de adquiri-los. Houve um crescimento do e-commerce e dados mostram que os itens mais procurados incluem produtos de higiene pessoal, de limpeza e medicamentos. Desse modo, muitas indústrias adaptaram suas rodas produtivas para a produção de álcool em gel, por exemplo.

Portanto, pensar em inovações que adaptem sua empresa a esse novo cenário vivido pelo mercado e criar novas formas de suprir a demanda dos clientes no contexto da pandemia, são ações empreendedoras que podem beneficiar sua indústria e ao mesmo tempo atender às necessidades da população.

Ver uma oportunidade em meio à crise

Como já enfatizado anteriormente, o pensamento empreendedor envolve visualizar oportunidades mesmo em um momento aparentemente desfavorável. Assim, uma possibilidade é usar o tempo da quarentena para desenvolver uma ideia de produto ou processo produtivo que você já tinha, ou ainda estruturar algo novo,a partir de um briefing do possível produto, o que envolve muita pesquisa e planejamento. Essa inovação já estaria então pronta, ou bem desenvolvida, após o fim da pandemia, e logo poderia ser colocada no mercado, movimentando a economia no pós crise. Isso pode ser muito positivo não só no aspecto econômico, mas também para a sociedade como um todo.

Comece a empreender!

Portanto, você pode perceber a importância de empreender e se reinventar em cenários de crise como a vivida atualmente. Ter uma visão que fuja do imobilismo, de modo a adaptar sua empresa ao momento, rever processos ou criar algo novo que impacte positivamente a sociedade, são formas de amenizar as dificuldades geradas pela pandemia tanto em seu negócio como no meio em que você vive.

Agora que há um impulso inicial para o empreendedorismo, é hora de tirar as ideias do papel. Mas como fazer isso?

A Propeq é uma empresa de consultoria em Engenharia Química com o objetivo de ajudar nossos clientes a concretizar suas ideias inovadoras em processos e produtos

Afinal, agora que você entende os motivos pelos quais inovar, é hora de entender como fazer isso!

Preencha também o forms abaixo e obtenha o nosso e-book gratuito para mais informações exclusivas sobre como e o porquê de empreender na crise!

Fique atento em nossas redes e catalise você também a mudança por meio do empreendedorismo! Entre em contato!

Postagens Recentes

Blog

Como produzir hidrogênio musgo

Neste conteúdo abordaremos: Palavras chave: Hidrogênio, biomassa, sustentabilidade O Hidrogênio musgo Considerado mais limpo e com menos emissões, o hidrogênio produzido por biomassa contempla um

Blog

Combustíveis derivados de resíduos

Novas matrizes energéticas estão em cada vez mais evidencia. Saiba alguns desses novos tipos de combustíveis e conheça os derivados de resíduos. Neste conteúdo abordaremos:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!